top of page

Livro “Geopatrimônio em Geoparques no Brasil” chega ao público em lançamento no Crea-MT

O livro “Geopatrimônio em Geoparques no Brasil” foi lançado no dia 28 de novembro, no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT), em Cuiabá.


Foto do livro Geopatrimônio em Geoparques no Brasil
Livro Geopatrimônio em Geoparques no Brasil - Foto: Pedro Ivo


Prof. Dr. Caiubi Kuhn e Prof. Dr. Marcos Nascimento
Prof. Dr. Caiubi Kuhn e Prof. Dr. Marcos Nascimento - Foto: Pedro Ivo

A publicação foi organizada pelos Prof. Dr. Marcos Nascimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Coordenador científico do Seridó Geoparque Mundial da UNESCO e pelo Prof. Dr. Caiubi Kuhn, Professor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Coordenador Científico Projeto Geoparque Chapada dos Guimarães


O livro apresenta os seis geoparques brasileiros reconhecidos pela Unesco: Araripe, Seridó, Caminhos dos Cânions do Sul, Caçapava, Quarta Colônia e Uberaba; e outros em fase de reconhecimento (aspirantes). São 13 capítulos que reúnem artigos que mostram as riquezas geológicas e potencial turístico de cada um dos geoparques com o objetivo principal de fomentar a divulgação científica.


Durante a abertura do evento, o presidente do Crea-MT, engenheiro civil Juares Samaniego, destacou a importância de iniciativas que aproximam a sociedade do conhecimento geocientífico. “Os geoparques cumprem um papel fundamental na educação, no desenvolvimento sustentável e na proteção do patrimônio natural”, afirmou, ao parabenizar os organizadores pela contribuição à popularização das geociências.


Segundo o professor Caiubi Kuhn, a publicação busca aproximar o público da história natural do Brasil por meio de uma linguagem acessível e voltada à divulgação científica. “São territórios com enorme potencial científico, educacional e turístico, capazes de fortalecer ações de conservação e geração de conhecimento”, destaca.


Para o professor Marcos Nascimento, o livro é de suma importância para apresentação, promoção e divulgação do patrimônio geológico em territórios de Geoparques Mundiais da Unesco no Brasil, e para a popularização do conhecimento geocientífico. “O Brasil é um dos países mais ricos em geodiversidade e, atualmente, parte dela se destaca enquanto patrimônio geológico em seis territórios com chancela da Unesco junto ao Programa Internacional de Geociências e Geoparques. Soma-se a eles outros locais de interesse geológico de relevância internacional em terras brasileiras. Assim, este livro levará a todos a oportunidade de conhecer locais únicos de valores científico, educativo e turístico e que precisam ser conservados”, afirma.


O evento contou também com a presença da vice-presidente do Crea-MT, geóloga Daiane Brum, e da diretora-geral da Mútua-MT, engenheira civil Marciane Prevedello Curvo.

Abertura do evento de lançamento do livro
Abertura do evento de lançamento do livro - Foto: Pedro Ivo

O evento foi realizado com recursos do Edital de Chamamento Público nº 001/2025, promovido pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso. O edital tem como objetivo apoiar projetos desenvolvidos pelas entidades de classe registradas no conselho, fortalecendo a valorização profissional, a qualificação técnica e o desenvolvimento das engenharias, agronomia e geociências em Mato Grosso.


O livro contou com a participação de mais de 30 autores, com prefácio feito pelo Dr. Carlos Schobbenhaus, Coordenador do Programa Patrimônio Geológico do Brasil, do Serviço Geológico do Brasil.


A publicação pode ser acessa de forma gratuita: https://www.febrageo.org.br/livros-e-manuais

Confira as fotos do evento:



Comentários


bottom of page