Febrageo lança campanha por transparência no uso de minerais nos produtos
- Presidência Febrageo
- 5 de set.
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Iniciativa foi apresentada no encerramento dos eventos XVIII GEO Políticas e Workshop Agrominerais na última quarta-feira (3)

A Federação Brasileira de Geólogos (Febrageo) iniciou uma campanha para ampliar a transparência sobre os minerais presentes em produtos de uso cotidiano industrializados. A ação foi divulgada no encerramento do XVIII GEO Políticas e do Workshop Agrominerais e a Política de Fertilizantes do Brasil, realizados em Cuiabá entre os dias 1º e 3 de setembro.
A iniciativa defende que os consumidores tenham acesso a informações claras sobre quais minerais são utilizados em itens como celulares, carros elétricos e eletrodomésticos, qual a origem e quantidade empregadas em sua fabricação.
A campanha apoia o Projeto de Lei n° 3.488/2025, de autoria do senador Jayme Campos (União-MT), que propõe a obrigatoriedade de tabelas informativas sobre o uso de recursos minerais em rótulos de produtos industriais.
"As pessoas poderiam compreender melhor o impacto ambiental e social daquilo que consomem se houver clareza sobre quais recursos minerais estão presentes nos produtos. Essa informação pode influenciar decisões de compra, incentivar práticas mais responsáveis e aproximar a sociedade do debate sobre sustentabilidade”, afirmou o presidente da Febrageo, professor Caiubi Kuhn.
Ele cita como exemplo um aparelho celular, que tem diversos minerais na sua composição, como o grafite, silício, ouro e até o tântalo, um mineral raro. E isso se aplica a carros, geladeiras, televisores e outras centenas de produtos fabricados no país.
A proposta cria também o selo de eficiência mineral. Cada produto será avaliado e enquadrado em uma das faixas da escala de eficiência mineral e receberá o respectivo selo a ser apresentado em seu rótulo de modo visível.
A transparência ao consumidor nos rótulos já é uma realidade com a rotulagem nutricional exigida pela indústria alimentícia, o que permite escolhas mais saudáveis pela população. Na indústria de eletroeletrônicos, o selo Procel avalia a eficiência energética dos diferentes produtos elétricos, como geladeiras e televisões, e o selo Conpet faz o mesmo para equipamentos a combustão, como fogões, aquecedores a gás e até carros.
A proposta está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 da ONU, que trata da produção e consumo responsável. Além do fator ambiental, a proposta prevê benefícios como maior transparência para o consumidor, estímulo à inovação e à economia circular, incentivo a práticas mais responsáveis por parte das empresas e integração de relatórios de sustentabilidade nas indústrias.
A campanha foi apresentada no último dia dos eventos nacionais que reuniram cerca de 500 participantes de forma presencial e virtual. O Workshop Agrominerais debateu alternativas para reduzir a dependência brasileira de fertilizantes importados, enquanto o XVIII GEO Políticas abordou o papel do setor mineral no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e na preparação para a COP 30, que será realizada no Brasil em 2025.
A realização é da (Febrageo), por meio das entidades regionais Associação dos Profissionais Geólogos do Estado de Mato Grosso (Agemat), Associação dos Geólogos de Cuiabá (Geoclube) e Sindicato dos Geólogos de Mato Grosso (Singemat). O patrocínio é do Confea e Crea-MT. O evento também tem apoio da Faculdade de Geociências da UFMT e do Ministério da Agricultura e Pecuária.
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