

​Nossa História
A Federação Brasileira de Geólogos – FEBRAGEO foi fundada, na época com a denominação de Coordenação Nacional dos Geólogos – CONAGE, em 1o de novembro de 1978, às 9:00h, em reunião realizada no Clube Internacional do Recife, na cidade de Recife (PE), durante o XXX Congresso Brasileiro de Geologia.
Durante os dias 1 a 3 de novembro de 1978 foram realizadas três reuniões iniciais da CONAGE para planejamento e organização legal da entidade, sendo eleita, no dia 2 de novembro, a Diretoria Provisória composta por Elmer Prata Salomão, Nelson Salles Guerra Guzzo e Antonio Carlos Motta.
As entidades fundadoras da CONAGE e seus respectivos representantes que tiveram presentes nas reuniões de novembro de 1978 foram:
-
APGAM – Associação Profissional de Geólogos da Amazônia: representada pelos delegados Wanderley Beisiegel, Francisco de Assis Mattos de Abreu e Artur Luis Bernardelli.
-
AGP – Associação dos Geólogos de Pernambuco: representada pelos delegados Alarico Antonio Frota Mont´Alverne, Antonio Christino Pereira de Lyra Sobrinho e Ricardo Jorge Lobo Maranhão.
-
ABG – Associação Baiana de Geólogos: representada pelos delegados Paulo José Telles, Persio Mandetta e Benedito Celio Eugenio Silva.
-
APGRJ – Associação Profissional dos Geólogos do Estado do Rio de Janeiro: representada pelos delegados Paulo Fernando Bahia Guimarães, Gustavo Diniz Gonçalves e Antonio Carlos S. Aranha Pires Andrade.
-
APMIG – Associação Profissional Mineira de Geólogos (atual SINGEO-MG – Sindicato dos Geólogos no Estado de Minas Gerais): Gilberto Valle Corrêa, Eurípedes Palazzo Silva e Attila Carvalho de Godoy.
-
AGECO – Associação dos Geólogos do Centro-Oeste: representada pelos delegados Nelson de Salles Guerra Guzzo, Marconi Costa Albuquerque e Wanderlino Teixeira de Carvalho.
-
AGESP – Associação dos Geólogos de São Paulo (atual SIGESP – Sindicato dos Geólogos no Estado de São Paulo): Luiz Ferreira Vaz, Antonio G. Pires Neto e Ely Borges Frazão.
-
APSG – Associação Profissional Sul-Brasileira de Geólogos: Giácomo Liberatore e Valmor Vergara.
O primeiro Estatuto da CONAGE foi aprovado, no dia 5 de maio de 1979, em reunião do Conselho de Representantes realizada no Auditório da Associação Comercial do Distrito Federal, em Brasília, que contou com a participação das entidades fundadoras e de duas Associações recém-criadas, a Associação Profissional de Geólogos de Manaus (APROGAM) e a Associação Profissional de Geólogos do Paraná (AGEPAR).
A finalidade da CONAGE era: “a) congregar os geólogos e engenheiros geólogos do país para a defesa e prestígio da classe e da profissão, promovendo o desenvolvimento da Geologia e todos os seus campos de atuação; b) Desenvolver suas atividades sempre como entidade técnica e cultural, apolítica e independente, não tomando posições político-partidárias e congregando todos os geólogos e engenheiros geólogos, sem discriminação de ideologias políticas, crenças religiosas ou origens raciais; c) representar o pensamento dos geólogos do Brasil junto a opinião pública, aos poderes constituídos, órgãos para-estatais e outras entidades de classe, técnicas ou culturais, colaborando efetivamente, em todos os setores da sua competência, para o desenvolvimento do país; d) promover a dinamização das Associações Profissionais e outras entidades de classe”.
Em 5 de setembro de 1996, em reunião do Conselho de Representantes da CONAGE, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador, foi alterado o Estatuto da entidade, que passou a denominar FEBRAGEO – Federação Brasileira de Geólogos.
Desde sua criação a CONAGE/FEBRAGEO tem atuado na defesa da Geologia, dos geólogos ou engenheiros geólogos, de suas entidades filiadas e da sociedade brasileira, em busca de um país mais justo e democrático, que conhece suas riquezas naturais e utiliza de forma sustentável sua Geodiversidade.